13/08/2015 - 20:13

"A mobilidade urbana, com destaque para a ampliação da Linha 4 do Metrô até a Barra da Tijuca, está entre os principais legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para a cidade do Rio de Janeiro". A afirmação foi feita pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão, nesta quinta-feira (13/8), ao falar sobre o tema ‘Mobilidade Urbana, Segurança, Aeroportos e Meio Ambiente' na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), onde foi realizado o seminário "Diálogo Público: Desafios para o Sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Realização e Legado".

Ao avaliar os avanços no transporte urbano do Rio, o governador destacou a renovação da frota metroviária. "Compramos 49 trens e, até dezembro, chegarão mais 15 trens para as Olimpíadas, quando já estará funcionando a Estação da Barra da Tijuca, que é um investimento extraordinário, um dos maiores investimentos dos Jogos Olímpicos, com 16 quilômetros de túnel", afirmou Pezão. "Estamos 40 dias avançados nessas obras, mostrando o trabalho que está sendo feito pela nossa engenharia e pelos nossos operários", frisou o governador. Segundo ele, em 2007, o sistema metroviário transportava 410 mil usuários por dia e, hoje, passa dos 800 mil usuários/dia.

698 mil passageiros/dia nos trens do Rio – Ainda falando dos avanços na área de transporte, o governador elogiou os esforços do prefeito Eduardo Paes na implantação das BRTs, que classificou como um "um case de sucesso". Pezão disse também que o governo do estado está renovando toda a frota dos trens ferroviários, com a compra de 112 trens novos com ar-condicionado, vindos da China e da França. "Em 2007, pegamos a SuperVia transportando 330 mil passageiros por dia. Hoje já são 698 mil, com as pessoas até reclamando que o ar-condicionado está muito gelado", comemorou.

Pezão falou também sobre a importância dos investimentos que serão realizados na segurança da via férrea com verbas que sobraram dos empréstimos obtidos junto ao Banco Mundial. "Além disso, vamos construir seis viadutos na Baixada Fluminense para melhorar a velocidade e também estamos reformando as estações. Já reformamos a Estação do Maracanã e vamos entregar para os Jogos Olímpicos as estações de Deodoro, Vila Militar, São Cristóvão, Engenho de Dentro, Ricardo de Albuquerque e Magalhães Bastos, bairros onde serão realizadas provas olímpicas", garantiu.

Para os usuários das barcas Rio-Niterói, o governador falou sobre a compra de embarcações novas. "Já chegaram duas e, até dezembro, vão chegar mais duas, cada uma com capacidade para transportar até dois mil passageiros. Estamos tirando barcas com 53 anos de uso que já estavam dando muitos problemas. Ao todo adquirimos nove barcas, sendo sete da China e duas do Ceará, para o trajeto Rio-Paquetá com 500 lugares", anunciou.

Sobre a área de segurança, Pezão garantiu que o Estado do Rio tem capacidade técnica suficiente para realizar grandes eventos. Ele citou o Rock in Rio, a Rio 92, os Jogos Panamericanos e a Jornada da Juventude Católica. "Vamos ter 24.863 mil policiais trabalhando nas Olimpíadas. Claro que não é o mundo ideal, mas temos certeza de que vamos ter jogos seguros aqui na nossa cidade como sempre fizemos nos grandes eventos", ressaltou o governador.