13/08/2015 - 18:40

O ministro dos Esportes, George Hilton dos Santos Cecilio, afirmou nesta quinta-feira (13/8), durante o seminário "Desafios para o Sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Realização e Legado", na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que o Brasil não está preparado somente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas também para promover programas que incentivem jovens, adultos e idosos a praticarem atividades esportivas. George Hilton informou ainda que a transformação do Rio em Cidade Olímpica acabou fazendo da capital fluminense um modelo de inspiração para o ministério.

"A partir das estruturas do Rio vamos criar piscinas olímpicas, arenas, pistas de atletismo, entre outros equipamentos, em várias capitais. Vamos copiar o modelo do Rio e estendê-lo para todo o Brasil", disse o ministro, que defendeu ainda a volta da prática obrigatória da Educação física nas escolas do país. "É quando criança que se desenvolve talentos", afirmou ele.

Ao proferir a palestra Evolução da Prática Esportiva, Aumento do Potencial de Resultados em Alto Rendimento e Destinação de Equipamentos, George Hilton anunciou que em até 70 dias enviará ao Congresso Nacional projeto de lei criando o Sistema Nacional do Esporte. Outra iniciativa em que o ministro aposta para fomentar e planejar as atividades é o Plano Decenal do Esporte. "É preciso nacionalizar e fomentar a prática esportiva", afirmou George Hilton, acrescentando que o ministério vem apoiando atletas de alto rendimento e está desenvolvendo no país um trabalho que envolve entidades públicas e privadas.