13/08/2015 - 21:01

Por trás das gigantescas estruturas que envolvem os Jogos Olímpicos existem outros números grandiosos: para atender os 15.350 atletas e paratletas de 384 nacionalidades, serão providenciados, por exemplo, 350 mil lençóis, 23 mil travesseiros e 700 mil toalhas. Os números foram fornecidos pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ao falar nesta quinta-feira (13/8) no seminário "Desafios para o Sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Realização e Legado", no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), da finalização e funcionamento da Vila Olímpica.

Ressaltando que os Jogos Olímpicos são o maior evento do planeta e, por isso, de organização complexa, Nuzman disse que o Comitê Organizador vem empreendendo esforços que não têm a visibilidade das obras físicas, mas são igualmente importantes. O evento terá uma audiência via TV de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo com 5.600 horas de transmissão. No total, os Jogos vão mobilizar 40 mil profissionais de imprensa.

De acordo com Nuzman, 79% das obras da Vila Olímpica já estão prontas. Além dos milhares de lençóis, travesseiros e toalhas, 38 mil fronhas vão ajudar a embalar o sono dos atletas. Se elas fossem costuradas, poderiam cobrir oito piscinas olímpicas. Além disso, serão 115 mil lâmpadas e 60 mil chaves no universo de 30 milhões de itens.  Movimentar as 36 mil bagagens de atletas vai exigir, por exemplo, parte da frota dos 170 caminhões que ficarão disponíveis.

Para alimentar os atletas estão previstas 60 mil refeições por dia, o que representa três quilos diários de comida para cada residente. No total, serão 210 toneladas diárias de alimentos. Isso sem falar nos especialistas mobilizados por conta das dietas variadas por razões nutricionais, religiosas ou por intolerância alimentar.

Para Carlos Arthur Nuzman os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão um sucesso. Empolgado, ele já aposta que a passagem da tocha olímpica por 300 cidades brasileiras será um dos pontos altos dos eventos. "Tenho certeza que a tocha será um momento de união nos Jogos".