Isenção de visto para americanos nas Olimpíadas - Notícias
13/08/2015 - 19:35
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu nesta quinta-feira (13/8) a isenção temporária de vistos para turistas procedentes dos EUA, entre janeiro e outubro de 2016, visando a facilitar a presença dos americanos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada no seminário "Diálogo Público: Desafios para o Sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Realização e Legado", promovido pelos Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), na sede do TCE-RJ.
Segundo o ministro, a isenção de vistos será incluída na medida provisória que altera a Lei do Ato Olímpico. Henrique Eduardo Alves afirmou que os Estados Unidos representam o segundo mercado emissor de turistas para o Brasil. "Os norte-americanos são os turistas que mais gastam dinheiro no Brasil, uma média de US$ 1.500 por pessoa. Não podemos perder uma oportunidade de incentivo ao turismo como essa", argumentou.
De acordo com ele, o número de visitantes estrangeiros registrados no Brasil é muito baixo se comparado a países desenvolvidos, como França, Inglaterra e Estados Unidos. "Sabem quantos turistas estrangeiros o Brasil recebeu em 2014? Somente seis milhões, que corresponde ao mesmo número de pessoas que fotografam anualmente a Torre Eiffel, em Paris", comparou.
Para o ministro, chegou a hora de o país mostrar todo seu potencial turístico ao mundo. "Já que vamos ter um evento dessa importância, precisamos explorar toda nossa diversidade turística. Temos vários tipos, como o cultural, o gastronômico, o religioso, o de eventos e o de negócios", disse, ao acrescentar que o Ministério do Turismo vem investindo na qualificação de profissionais, que trabalham em bares, restaurantes e hotelaria, para atender ao crescimento da demanda do setor.
Conteúdos relacionados:
- Fiscalização conjunta dos gastos com as Olimpíadas
- Ministro do TCU vê falhas em Governança Pública
- Ministério dos Esportes reproduzirá modelo do Rio
- Pezão: mobilidade urbana será o maior legado
- 700 mil toalhas e 210 t de comida para 15 mil atletas
- Itamaraty vai deslocar 180 diplomatas para o Rio
- Eduardo Paes: não haverá obra fora do prazo