Auditoria de TI
O uso intensivo e crescente de tecnologia da informação (TI) nas organizações introduz novos riscos ao negócio, que devem ser identificados e corretamente tratados a fim de trazê-los a patamares aceitáveis. A área de TI assume importância estratégica para atingimento da boa governança corporativa, por dar suporte à praticamente todos os processos organizacionais.
O tema governança de TI, ainda pouco difundido no setor público, emerge como área de grande interesse para os órgãos de controle e para a administração pública em geral.
O TCERJ, desde 1999, realiza trabalhos de fiscalização em tecnologia da informação nas esferas estadual e municipal objetivando o incremento da governança de TI nos órgãos jurisdicionados e a correta aplicação de recursos nessa área, sob a ótica da legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e aspectos operacionais aplicáveis. Esta Corte de Contas conta com profissionais especializados para a consecução de tais atividades, aprovados em concurso público para o cargo de analista de controle externo na especialidade tecnologia da informação.