A ECG em congresso no Equador - Notícias
19/12/2014 - 15:29
A diretora-geral da Escola de Contas e Gestão (ECG), Paula Alexandra Nazareth, representou o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) no XIX Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado de 11 a 14 de novembro, em Quito, Equador. Encontro de maior importância na Iberoamérica no campo dos debates sobre experiências e pesquisas realizadas a respeito do tema, o evento é realizado anualmente pelo Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD).
Com o artigo "Financiamento para o desenvolvimento local no Rio de Janeiro", Paula Nazareth participou do painel "Efeitos da descentralização fiscal no financiamento do desenvolvimento municipal nas federações latino-americanas. Quanto temos avançado?", no dia 12. Participaram também as professoras Ady Carrera, do México, e Claudia Ameriso, da Argentina, que apresentaram trabalhos sobre a realidade em seus países.
"Em minha apresentação procurei resumir os principais aspectos do artigo que submeti ao Congresso, apontando os antecedentes do processo de descentralização fiscal no Brasil e os avanços, em termos das finanças públicas municipais, decorrentes desse processo, avaliando os impactos sobre a capacidade de financiamento das políticas municipais fluminenses, que é meu objeto de estudo desde o doutorado", destacou a diretora-geral da ECG.
Responsável pela Coordenadoria-Geral de Estudos e Pesquisas da ECG, Rosa Maria Chaise coordenou, durante o Congresso, o painel "Experiências e reflexões sobre a profissionalização de servidores públicos no Brasil e na Argentina", no dia 13. Na ocasião, o Coordenador de Auditorias Temáticas e Operacionais do TCE-RJ Sergio Lino Carvalho apresentou "Escolas de Governo: o papel pedagógico nos tribunais de contas e os impactos na gestão pública", trabalho assinado por ele, Rosa Maria Chaise e Sandro Bergue, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Jurena do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O artigo mostra as experiências das escolas corporativas dos TCE-RJ e do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Participaram também do painel Marizaura Reis de Souza Camões (ENAP - Brasil), José Alberto Bonifacio (INAP-Argentina) e Mercedes Iacoviello (UDESA- Argentina).
O objetivo do painel foi compartilhar práticas exitosas e, em desenvolvimento, de políticas de governo, programas de formação e capacitação, como por exemplo, de cursos, metodologias ou de políticas institucionais de escolas de governo do Brasil e da Argentina e os seus impactos.
Na edição anterior do Congresso, que tratou do tema Reforma do Estado e da Administração Pública, a diretora da ECG discorreu sobre "Descentralização e desenvolvimento local: uma análise das finanças públicas dos municípios do Rio de Janeiro", artigo assinado em coautoria com o analista de controle externo do TCE-RJ Marcos Ferreira da Silva.
Quem tiver interesse em conhecer os temas apresentados no Congresso, poderá consultar o acervo da Biblioteca Sergio Cavalieri Filho, que fica no térreo do edifício sede do TCE-RJ, na Praça da República, nº 50, Centro do Rio de Janeiro.