Conselheiro ALOYSIO NEVES GUEDES
Conselheiro Aloysio Neves
E-mail: aneves@tce.rj.gov.br
Foi advogado e jornalista. Exerce funções públicas desde 1966.
Nascido no dia 25 de fevereiro de 1947.
Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido aluno do Ministro Hermes Lima, do Professor Helio Gomes e do Professor Haroldo Valladão, dentre outros grandes Mestres do Direito.
NO TCE-RJ
- Tomou posse como conselheiro em abril de 2010.
- Eleito vice-presidente para o biênio 2015-2016.
- Ouvidor, com mandato de um ano, contado a partir de março de 2015.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
I. Administração Pública
- Ingressou no serviço público em 1966, tendo exercido cargos técnicos e de assessoramento em diversas administrações estaduais no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo.
- De 1966-1988: Trabalhou com os Governadores Francisco Negrão de Lima, Antônio de Pádua Chagas Freitas e Floriano Faria Lima em seus respectivos gabinetes. No Poder Executivo, além dos gabinetes dos Governadores citados, foi assessor técnico dos Secretários de Turismo Elysio Pires e João Galindo e Secretário Geral do Conselho Estadual de Turismo, tendo instalado o referido Conselho no Estado do Rio de Janeiro.
- De 1987-2010: Foi Assessor de Nível Superior da TURISRIO, empresa pública fluminense voltada para a organização e o incremento do turismo em nosso Estado.
- Destacou-se como Coordenador das Atividades Delegadas da EMBRATUR na TURISRIO, departamento responsável pela fiscalização, pelo controle de qualidade, pelo registro e pela classificação de todas as empresas de turismo do Estado, atuando especialmente nas áreas de Gestão Pública, Direito Administrativo e Direito do Consumidor. Durante sua Gerência, a Coordenadoria passou do 21º lugar para a quarta colocação na média do desempenho dos 27 órgãos estaduais delegados.
- Foi requisitado pela Augusta Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 1990, para desempenhar a função de assessor técnico-Iegislativo do então deputado Sérgio Cabral. Posteriormente, chefiou o Gabinete da Presidência da ALERJ nas gestões Sérgio Cabral (1995 a 2003) e Jorge Picciani (2003 a 2010).
- Na ALERJ, simultaneamente às suas funções, foi Gerente e Responsável pela Propaganda Institucional de 2001 a 2010, tendo coordenado a área cultural e colaborado na administração da casa.
II. Jornalismo
- Iniciou a carreira de jornalista em 1968, no Jornal do Commércio, como titular da coluna "Primeiro Plano" a convite de Ari de Carvalho.
- Em 1969, foi colaborador da Coluna "Carlos Swann" no Jornal "O Globo", atualmente coluna de Ancelmo Gois.
- De 1970 a 1978, atuou na Bloch Editores, a convite de Adolpho Bloch, onde atuou como jornalista nas publicações "Manchete", "Fatos & Fotos" e "Domingo Ilustrado", como Assessor Especial da Presidência do Grupo Bloch Editores e como Diretor Administrativo do Teatro Adolpho Bloch.
- Colunista do "Jornal dos Sports" (1979).
- Colunista da Revista L'Officiel - Brasil (1980).
- Colunista do Jornal "Última Hora" (1983).
CONDECORAÇÕES NACIONAIS
- Medalha do Mérito Legislativo concedida pela Câmara dos Deputados.
- Colar do Mérito Judiciário concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
- Comendador da Ordem do Mérito do Trabalho.
- Comendador da Ordem do Mérito Policial Militar.
- Medalha Avante Bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
- Medalha de Relevantes Serviços prestados ao antigo Estado da Guanabara, outorgada quando foi extinto aquele Estado da Federação.
- Diploma do Destaque do Ano de 2009 - "Prêmio Colunista" de Publicidade, pela sua atuação destacada na comunicação social da Augusta Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
CONDECORAÇÕES ESTRANGEIRAS
- Oficial da Ordem Militar de Cristo - Portugal, concedida pelo Primeiro-Ministro Professor Dr. Marcelo Caetano.
- Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique - Portugal.
- Oficial da Ordem Asteca do México.
- Medalha da Ordem Royal Victorian da Inglaterra, concedida pela Rainha Elizabeth II.