_

25/01/2018 - 17:34

TCE, TJRJ e MPE juntos no 'eSocial para Órgãos Públicos'

 

Teve início nesta quinta-feira (25/01), no Auditório Antônio Carlos Amorim, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a série de encontros "eSocial para Órgãos Públicos", que apresenta aos gestores destas instituições o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A iniciativa é uma colaboração entre o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), sua Escola de Contas e Gestão (ECG-TCE-RJ), o Ministério Público Estadual (MPE), a Receita Federal do Brasil e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O próximo evento, previsto para maio, terá sede no TCE.

Ao longo do dia, servidores de 47 municípios e 56 órgãos estaduais da administração direta e indireta ouviram palestras de membros do Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal e Receita Federal do Brasil. Os representantes dos órgãos públicos começaram a ser apresentados aos mecanismos necessários à implementação e utilização correta do sistema em questão.

"O eSocial envolve uma gama gigantesca de informações e dados que municípios e órgãos estaduais precisarão atualizar e inserir neste sistema", destaca João Paulo Lourenço, diretor-geral da ECG-TCE-RJ. "Usamos esse primeiro evento para entender quais serão as maiores dificuldades dos participantes e, assim, planejar da melhor forma o ciclo de capacitação dentro da Escola".

A implementação do eSocial pelos órgãos da Administração Pública terá início em janeiro próximo, conforme cronograma estabelecido pelo Comitê Diretivo do eSocial.