29/09/2017 - 17:51

Curso sobre o SUS inaugura Programa de Formação em Saúde

Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ deu início ao Programa de Formação em Saúde, que pretende ampliar as estratégias de qualificação de profissionais e gestores da pasta através de cursos de atualização. O curso "Movimentos Sociais e Equidade no Sistema Único de Saúde" teve sua aula inaugural nesta sexta-feira (29/09) e se estenderá por mais três aulas, totalizando 28 horas de atividade. O público-alvo são representantes de diferentes movimentos sociais e o objetivo é instrumentalizá-los para o exercício da participação social e direito à saúde com promoção da equidade no SUS.

O aluno Nathan Victoriano Carvalho, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat), se inscreveu no curso por considerar a situação do SUS precária e entender a importância de buscar informações a respeito: "Quanto menos soubermos sobre como funciona o sistema, mais difícil se tornará reverter o quadro". A professora de Serviço Social da Uerj Ana Paula Procópio faz parte do Comitê de Saúde Estadual da População Negra e elogiou a dinâmica da aula: "Está sendo muito produtiva. Tivemos uma discussão inicial sobre teoria da comunicação e estou bem satisfeita com a proposta".

O professor Heitor Delgado Corrêa, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF, destacou duas questões que considera importantes sobre firmar parcerias com outras instituições públicas: "Podemos potencializar nossos profissionais e nosso conhecimento sobre outro órgão. Outro lado positivo é a possibilidade de coordenar trabalhos entre órgãos que, no fundo, fazem parte da mesma administração". 

O Programa de Formação em Saúde foi inaugurado pela ECG ao longo do mês de setembro por meio de três ações educacionais: o novo curso on-line "Introdução à Política de Saúde", a nova turma do curso presencial "Planejamento em Saúde", ambos desenvolvidos pelo Núcleo de Saúde do TCE-RJ, além do próprio curso "Movimentos Sociais e Equidade no Sistema Único de Saúde", concebido, planejado e executado em parceria com a SES.