_

06/12/2017 - 16:58

ECG encerra ano letivo com resultados superiores a 2016

A Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ encerrou o ano letivo nesta quarta-feira (06/12) em uma cerimônia que apresentou os principais resultados do órgão e seu novo modelo de atuação. Segundo o diretor-deral da ECG, João Paulo Menezes, mesmo com um número menor de cursos em relação ao ano passado, o número de capacitados foi 26% maior, totalizando 12.828 servidores. O evento foi aberto pela presidente interina do TCE, conselheira Marianna Montebello Willeman, e também contou com a presença do conselheiro substituto Rodrigo Mello do Nascimento. O secretário-geral de Planejamento, Márcio Jandre, e o procurador-geral do TCE-RJ, Sérgio Cavalieri Filho, também estiveram presentes.

O diretor-geral também apresentou um levantamento feito pela ECG com base nos preços praticados por empresas que oferecem capacitação em áreas de interesse da administração pública, como Fundação Getúlio Vargas, Associação Brasileira de Orçamento Público, Escola Paulista de Direito e PUC-Rio. A partir desses dados, chegou-se à conclusão de que as atividades realizadas pela ECG neste ano imporiam aos órgãos jurisdicionados uma despesa de cerca de R$ 17,5 milhões com a contratação dessas horas-aula.

A mudança no modelo de atuação da ECG, segundo João Paulo, foi motivada pela realidade, que demanda cada vez mais competências. "Temos que nos adaptar às mudanças da maneira mais rápida possível. Elas chegam sem avisar, com muita rapidez e temos que estar preparados", diz. Para isso, a ECG definiu os três principais pilares de atuação da escola: o desenvolvimento das competências dos servidores do TCE-RJ; a capacitação continuada dos jurisdicionados; e o controle social para a sociedade. Em relação ao último pilar, João Paulo acredita que as pessoas podem auxiliar o trabalho do TCE na detecção de indícios de fraudes.

A segunda metade do evento foi ministrada pela psicóloga, pedagoga e instrutora da Eagle's Flight, Gisele Franco, que deu uma aula sobre liderança em tempos de mudanças.