Estagiários conhecem dependências e procedimentos processuais do TCE-RJ

04/12/2013 - 18:30

Os sete primeiros universitários que vão estagiar no TCE-RJ conheceram nesta quarta-feira (04/12) as dependências e os ritos processuais do Tribunal. A visita foi guiada pelo assessor da Subsecretaria de Administração e Finanças (SSA) e professor da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Sérgio Henrique Baptista. Foram visitados, entre outros setores, a Procuradoria-Geral do TCE-RJ, o Ministério Público Especial, o Plenário, as secretarias do controle externo, da administração e do planejamento e seus órgãos subordinados.

A assessora da Secretaria-Geral de Administração Gecilda Esteves Silva falou para os estagiários sobre noções de orçamento público. "Não é como na nossa casa, não posso gastar como eu quero. Tem um conjunto de leis que definem até onde pode e de que forma deve se gastar. Como a turma é formada por estagiários da Coordenadoria Setorial de Compras (COM), da Coordenadoria de Engenharia e de Projetos de Obras e Instalações (CEN), da Diretoria-Geral de Informática (DGI) e da Secretaria-Geral de Planejamento (SGP), vou passar noções de como funciona um processo na administração pública onde eles vão atuar – áreas em que basicamente se trabalha com as questões processuais relativas às aquisições. A ideia é dar uma noção de como funcionam os gastos públicos, com uma noção de orçamento de forma resumida", esclareceu.

A palestra sobre os procedimentos do TCE-RJ nas áreas de orçamento, pessoal, licitações e contratos encerrou o programa de capacitação dos estagiários. "O objetivo é dar uma noção do papel do Tribunal, mostrando como funciona tanto na atividade externa de fiscalização quanto na parte interna de administração dessa estrutura", afirmou Sérgio Baptista, responsável por essa parte do treinamento.