Autoavaliação de governança e gestão em saúde é iniciada

17/03/2016 - 16:29

As Secretarias de Saúde, os Conselhos de Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite – fórum de negociação entre o Estado e municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) – do Rio de Janeiro têm até o dia 15 de abril para responder ao questionário eletrônico ‘Perfil de Governança e Gestão em Saúde – Ciclo 2016', entrando no site do Tribunal de Contas da União ([www.tcu.gov.br/perfilgovsaude) e clicando na seção ‘Responda o questionário'. Com o preenchimento do questionário, os gestores farão a autoavaliação de seus controles, suas práticas de governança e de gestão de saúde.

A série de perguntas faz parte de trabalho coordenado pelo TCU com a participação dos demais Tribunais de Contas do país, como o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e do Instituto Rui Barbosa (IRB). O objetivo é obter e sistematizar informações sobre governança e gestão em saúde junto às secretarias, conselhos e comissões bipartites dos estados.  A iniciativa, que conta com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), foi disponibilizada no dia 14 de março.

Entre as principais metas do levantamento estão a divulgação do tema "governança e gestão da saúde" para as organizações participantes e o incentivo a uma mudança de comportamento dos atores envolvidos nas políticas públicas de saúde em todo o país. Há também o propósito de promover a identificação dos pontos mais vulneráveis no tema e induzir melhorias, além de, claro, contribuir para o planejamento das ações de controle do TCU e dos demais tribunais de contas envolvidos no trabalho, auxiliando-os como indutores do processo de aperfeiçoamento da governança e da gestão em saúde.

O resultado do perfil "Perfil de Governança e Gestão em Saúde", que tem caráter preventivo e orientador, será obtido após a análise das respostas ao questionário eletrônico. As informações coletadas são consideradas sigilosas e serão divulgadas apenas de forma consolidada, a partir de novembro de 2016.

Para quaisquer esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato, enviando mensagens para igovsaude@tce.rj.gov.br.